23 Nov 2015• Por Equipe Vitrine da Joia

Black Friday 2015: como se preparar para oferecer o melhor para seu cliente

 

Sabemos que a Black Friday é nesta semana, dia 27 de novembro, mas quem pensa em aproveitar o evento para turbinar suas vendas de natal ainda está em tempo.  No entanto, antes de qualquer planejamento, é essencial entender o que exatamente é a tão comentada Black Friday.

 

O que é a Black Friday?

Nascida nos Estados Unidos e celebrada no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, a data veio para o Brasil em 2010 e tem como principal característica a venda produtos com descontos altos, de mais de 50%. Desde 2012, o evento tem sido o grande responsável pela antecipação das vendas de natal. Em 2014, por exemplo, o faturamento do evento no Brasil foi de R$1.160 milhões. Ou seja, uma oportunidade que nenhum varejista pode perder.

Mas, infelizmente, uma prática muito comum (e ilegal) no Brasil é “maquiar” os preços: uma ou duas semanas antes do Black Friday as lojas aumentam o valor original de seus produtos para poder dar o grande desconto no dia da promoção e manter, desta forma, seu lucro original. Por conta dessas armações, os consumidores brasileiros estão muito criteriosos, mas ainda aproveitam as ofertas quando se sentem seguros e longe de enganações. Portanto, fuja desse tipo de “estratégia”, aposte na clareza de informações e honestidade com seus clientes.

Listamos hoje uma série de dicas fundamentais para quem pretende aproveitar essa oportunidade sem perder sua credibilidade. Confira:

 

- A Black Friday no Brasil agora possui um Código de Ética (aqui), portanto priorize ações que estejam de acordo com esse documento;

 

- Selecione os produtos que entrarão na promoção e estabeleça descontos realmente bons e que se diferenciem de qualquer outro tipo de desconto dado em promoções rotineiras;

 

- Esteja preparado para colocar em promoção produtos que tenham um estoque considerável. Se for um preço realmente bom, muitas pessoas vão se interessar e você não vai querer deixar ninguém desapontado, não é mesmo?

 

- Consultores do Sebrae sugerem: se sua loja for física, invista na aparência do negócio, sempre com o objetivo de chamar a atenção para a Black Friday nas vitrines e expositores, por exemplo. Mas, se você tem uma loja virtual, coloque novas cores, chamadas atrativas para o dia promocional e banners que atentem para a data;

 

- Comece a enviar hoje (segunda-feira) as ofertas que estarão disponíveis no dia através de uma newsletter (e-mail marketing). Até quinta-feira você deve mandar uma newsletter por dia com diferentes ofertas que vão aguçar a curiosidade de seus clientes;

 

- Faça uma contagem regressiva através de suas redes sociais (Facebook, Instagram ou até mesmo pelo Whatsapp) e blog. Isso mantém seu cliente atento ao grande evento de sexta-feira;

 

- Quando for 12h01am de sexta-feira avise, através de newletter, redes sociais e whatsapp, que as promoções estão no ar;

 

- Novos clientes poderão aparecer atraídos pelas promoções, não se esqueça de fazer o cadastro de cada um para realizar um contato pós-venda e fidelizar o cliente, ok?

 

- É sempre bom deixar no dia (27.11) um colaborador da empresa (ou uma equipe, se a empresa for muito grande) focado em atender somente os clientes de Black Friday. Atendimento eficiente, rápido e de qualidade faz toda a diferença neste momento.

 

Para os interessados, o Sebrae SP preparou um material completo (aqui) que detalha cada processo que deve ser feito para aproveitar ao máximo a Black Friday.

Essa é uma grande oportunidade para driblar o momento de crise, por isso o ideal é se munir de informações, colocar a mão na massa e fazer do limão, uma limonada. Aproveite!

 

 

Texto: Elisa Baeninger Grego

Arte: Julia Candido

 

 

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