14 Nov 2016• Por Equipe Vitrine da Joia

Black Friday: 7 dicas imperdíveis para você ter sucesso na venda de semijoias pela internet

Você sabia que a Black Friday é o segundo maior evento do ano em vendas no varejo brasileiro?

 

Só no ano de 2015 a data levou aos e-commerces brasileiros cerca de R$1,6bi em faturamento, alta de 38% em relação ao ano anterior, só perdendo para o Natal. O ticket médio foi o maior entre as datas comemorativas, de R$580,00. Mais de 1,64 milhão de consumidores aproveitaram a data para fazer suas compras. O setor de moda e acessórios, no qual você empresário(a) e revendedor(a) que trabalha no mercado de semijoias, abocanhou 9,1% do total de pedidos.

 

São números incríveis que tendem, na pior das hipóteses, a se repetir em 2016, exatamente no dia 25 deste mês. E a principal dúvida é: a sua marca está preparada para esta importante data do varejo brasileiro?

 

Se você tem uma loja on-line ou vende pelo Facebook ou Instagram semijoias e acessórios e está se perguntando como inserir a sua loja na Black Friday para alavancar as suas vendas, tenho x dicas incríveis para te auxiliar.

 

Dica 1: se você ainda não começou, agora é hora do PLANEJAMENTO!

 

Sim, você está atrasada, mas nada que organização e muito trabalho não coloquem em dia sua loja para esta data, a segunda maior em vendas do varejo brasileiro.

 

Não pense que como no conto da Cinderela, o relógio irá bater à meia-noite e sua loja estará pronta, como em um passe de mágica. Se você não se programar direitinho, a zero hora da última sexta-feira de Novembro será como uma hora qualquer, ou pior, pode até se transformar em um pesadelo.

 

Divida seu tempo entre as atividades do cotidiano e os preparativos para a Black Friday hoje mesmo.

 

Dica 2: Decida quais serão os PRODUTOS PARTICIPANTES

 

Este é um ponto importante, pois  se trata de uma verdadeira promoção e não vender por “metade do dobro” e se queimar no mercado, como muitas empresas fizeram no início da Black Friday no Brasil.

 

Analise seu mix de produtos e seu relatório de vendas em meses anteriores e veja quais tiveram boa saída e quais delas literalmente encalharam no seu estoque e estão te causando prejuízos.

 

Peças que tiveram muita procura em eventos anteriores e ainda estão no seu estoque são uma boa pedida para alavancar as vendas, ao passo que as peças encalhadas você pode analisar se vale a pena dar um desconto ainda maior para fazer um giro e recompor seu caixa.

 

Dica 3: Converse com FORNECEDORES E PARCEIROS

 

Negociar um preço melhor e uma forma de pagamento que alivie suas contas de curto prazo são muito úteis em momentos de descontos para seus clientes. A estratégia aqui é conseguir o melhor preço e a melhor forma de pagamento dos seus insumos para não reduzir muito a sua margem de lucro.

 

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Dica 4: Reveja a INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA

 

Todos sabemos que são apenas 24 horas de compras, então com certeza queremos pegar as melhores promoções e comprar o mais rápido possível. Picos de acesso ao longo do dia não podem derrubar o seu site. Ligue hoje mesmo para o seu provedor de hospedagem de site e veja quantos acessos ele suporta sem apresentar lentidão ou quedas inesperadas.

 

Outra dica importante é fazer o passo a passo de compra no seu site, para ver se as etapas do processo estão rápidas e não apresentam falhas.

 

Problemas de infraestrutura tecnológica fazem você perder vendas e, pior, reputação após o evento.

 

Dica 5: Prepare seu ESTOQUE

 

Deixe claro para seu cliente quantos produtos estarão em estoque que serão válidas para a promoção. Aquele lançamento que promete bombar as suas vendas podem estar presentes na Black Friday em quantidades menores, como 5 ou 10 produtos por exemplo, ao passo que peças antigas você pode ser mais agressivo no desconto e colocando todo ele promoção.

 

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Dica 6: Reforce sua LOGÍSTICA DE ENTREGA

 

Todos os sites trabalham com o sistema do Correios para entrega de seus produtos em todo Brasil. Aqui a dica pode ser importante, pois o prazo de entrega é muito relevante para que o cliente fique satisfeito e volte comprar outras vezes em seu site. Nesta data, caso você tenha um pico realmente alto de vendas, faça parceria com alguma transportadora para entregar os pedidos próximos a você, deixando para os Correios os pedidos de longa distância.

 

Dica 7: ATENDIMENTO E DIVULGAÇÃO, a espinha dorsal do sucesso e a alma do negócio

 

Acredito que juntamente a questão do prazo de entrega, estes dois itens são essenciais para o sucesso do seu negócio.

 

A divulgação é extremamente necessária, pois você precisa ter a certeza que seus clientes e os potenciais clientes da sua empresa estão vendo os seus produtos e suas promoções. Reforce a propaganda com disparos de e-mail marketing, utilize seu Facebook e Instagram com postagens bem elaboradas e, se possível, impulsione essas publicações, para aumentar o número de pessoas que estão vendo que sua loja tem promoções dando sopa no seu site. O Whatsapp também pode ser utilizado para aquelas clientes que estão castradas e receberem em primeira mão o que você está preparando para a Black Friday.

 

Em relação ao atendimento, existe uma regra que obriga os e-commerces brasileiros a terem canais eficientes de contato. Deixe o telefone fixo ou celular a disposição para ele poder entrar em contato com você, responda aos e-mails e questionamentos das mídias sociais de forma rápida e eficiente e, se possível, disponibilize em sua loja virtual um chat on-line. E lembre-se, o Whatsapp é uma ferramenta poderosa também para suporte aos seus clientes.

 

Espero que estas dicas tenham sido úteis para você! Compartilhe este artigo com amigos e familiares. Deixe seu comentário com dicas, sugestões ou elogios e ótimas vendas nesta Black Friday para você!

 

 

Texto: Angelo Zambom Netto

 


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