14 Dez 2016• Por Equipe Vitrine da Joia

Responsabilidade social dentro e fora das organizações

Você já parou para pensar porque você abriu a sua empresa ou começou o seu negócio? Não vale responder que é para gerar lucro, uma vez que o princípio fundamental de qualquer empresa seja esse.

            Independente de qual teoria da Administração guie sua mente, seja Drucker ou Taylor, por exemplo, empresas no século XXI precisam solucionar problemas da sociedade em que vivemos.

            Missão, Visão e Valores são princípios que norteiam a razão da existência da empresa, os objetivos que pretende atingir e os princípios da cultura organizacional.

            Uma empresa em atividade é responsável por gerar empregos, pagar salários, recolher tributos e girar a economia. Motivos suficientes para você pensar: “ok, sou fonte de solução de vários problemas sociais, o que mais preciso fazer?”. Sua empresa gera impactos sociais e ambientais e é seu dever, seja gestor, seja colaborador, minimizar tais impactos. Esses conceitos têm que estar enraizados na Missão, Visão e Valores de uma empresa.

 

Leia mais: A retomada da economia e o otimismo nos negócios

 

Quer ver um exemplo: Natura. A Natura há anos é referência nacional no quesito responsabilidade social e ambiental. Foi pioneira na utilização de refil para seus produtos, diminuindo a quantidade de poluentes gerados. Além disso, começou a utilizar matéria prima nacional, a linha EKOS, gerando renda em regiões do Brasil para o cultivo da matéria prima. Com isso, foi eleita em 2012 a segunda empresa mais sustentável do MUNDO!!! Incrível não?!

Ser socialmente responsável também gera valor ao seu produto. O cliente que possui valores morais parecidos com o da sua empresa e que avaliam o bem que a sua empresa gera na sua comunidade consideram os seus produtos com uma qualidade superior ao do mercado.

Ah, não se esqueça de algo muito importante: uma empresa que preza pelo social tem que ter em mente que ser socialmente responsável não é apenas focar suas ações do portão para fora da empresa. É de extrema importância também olhar para dentro, cuidar dos colaboradores.

Ser socialmente responsável é cuidar dos seus colaboradores, dos seus fornecedores, dos seus vizinhos, do meio ambiente a sua volta. É prezar pela qualidade de vida de todos!

 

Algumas dicas de como ser socialmente responsável:

- Estabelecer uma campanha interna de conscientização. Uma empresa socialmente responsável não se faz apenas com boa vontade da diretoria.

- Programar atividades que visem à melhoria contínua da qualidade de vida do trabalho. Além de melhorar os índices de satisfação interna, a empresa também poderá reduzir o turnover.

- Transparência na comunicação interna/externa é fundamental para que a empresa conquiste a credibilidade junto aos seus profissionais.

- Abrir espaço para ouvir aquilo que os funcionários têm a dizer.

- Disseminar as atividades desenvolvidas ao longo do ano, através de um Relatório sobre Responsabilidade Social. 

 

Baixe aqui o e-book gratuito: 10 itens que todo revendedor deve saber ao comprar semijoias no atacado

 

Texto: Angelo Zambom Netto

Comentários via Facebook

Comentários

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).



Posts mais lidos

Assine nossa newsletter

Últimas do Instagram