12 Mai 2017• Por Equipe Vitrine da Joia

Dior Cruise 2018: moda, experiência e mídias sociais

Aconteceu, na noite de ontem (11.05), o desfile Cruise da Dior em uma reserva natural nas montanhas de Las Virgenes, na Califórnia e uma coisa que me chamou a atenção em particular, além é claro da coleção apresentada ali, foi o poder das mídias sociais e como um desfile hoje em dia deixou de ser apenas um espaço para mostrar as criações de seus estilistas, tornando-se um momento para gerar experiências e lembranças únicas aos seus convidados.

 

Desde a noite anterior eu estava acompanhando alguns destes convidados que puderam experienciar o universo da Dior desde o momento de suas chegadas à Los Angeles e, a cada novo Stories, parecia que eu também podia vivenciar um pouco dessa experiência. Com uma agenda cheia de passeios, incluindo, é claro, um tour pela loja pop up, a marca Dior foi introduzida ao longo do dia não só para quem esteve ali, mas também para os milhares (às vezes milhões) de seguidores que acompanhavam em tempo real o que estava acontecendo.

 

O local exato do desfile foi mantido em segredo e a única coisa que os convidados foram alertados era para não irem de salto, pressupondo que fosse o local escolhido algum jardim ou cenário cinematográfico, afinal de contas, estavam todos na grande cidade das estrelas e do cinema. O que ninguém esperava era que seriam levados a um cânion de aparência selvagem e com uma decoração rica em detalhes. Isso surpreendeu todos os convidados que compartilhavam tudo o que viam deste inóspito cenário em suas redes sociais. E, mais uma vez estava eu ali, podendo vivenciar em tempo real tudo o que acontecia até o momento do desfile em si.

 

Veja também: Chanel Cruise 2018

 

E foi exatamente tudo isso que me motivou a escrever esse texto. Confesso que acompanhei todos os detalhes para mostrar a coleção em si, os acessórios que sempre aparecem nas temporadas “resort”, as inspirações e as melhores imagens para compartilhar. Porém, ao refletir melhor sobre todo o contexto, me dei conta que existe algo muito maior acontecendo no mercado da moda e que deve ser levado em consideração por quem trabalha com ela: a experiência proporcionada ao usuário e o grande poder das mídias sociais!

 

Não é de hoje que as gigantes da moda se deram conta disso e é exatamente por esse motivo que elas têm investido em grandes apresentações e em locais que fogem do modelo tradicional de passarela, vista à exaustão nas décadas de 80 e 90. Experiência é tão ou mais importante que os tecidos, estampas, materiais e beleza das modelos. A lembrança que uma marca gera em seus consumidores e fãs através de uma experiência permanece por muito mais tempo que simplesmente uma apresentação técnica e sabemos que a emoção que uma marca gera em seu público é fundamental para tornar um potencial cliente em um cliente efetivo. Em outras palavras, ele não compra mais por causa de um tecido ou outro, por causa do ouro ou da prata, mas ele compra uma determinada marca porque ela transmite uma mensagem que corresponde ao seu lifestyle e aos seus valores.

 

E o que as mídias sociais têm a ver com tudo isso? Elas têm o poder de disseminar de forma mais rápida (muuuito mais rápida) a mensagem que uma marca quer passar, principalmente por meio das Lives, dos Stories, dos Snaps, que transmitem em tempo real e mostram mais de perto a reação de quem está vivenciando aquela experiência (por não ficarem salvos por muito tempo, os usuários podem mostrar, falar e expressar com mais liberdade aquilo que estão sentindo). Um exemplo dessa disseminação rápida é que estou fazendo esse post com imagens “printadas” do Instagram, antes mesmo de ver qualquer foto oficial ser publicada em qualquer site de moda.

 

Aqui então fica uma reflexão: apesar de estar inserido em uma menor escala, qual é o tipo de experiência que sua marca gera em seus clientes e fãs? O que você pode fazer para surpreender dentro de seu próprio negócio aquele cliente potencial? Como você busca fidelizar os clientes que já possui?

 

Muitas vezes pequenas mudanças no comportamento e posicionamento de sua marca podem gerar um impacto enorme em seu público. Na próxima semana, farei um post para mostrar cases reais de marcas menores que conseguiram gerar essa emoção e essa lembrança positiva em seus fãs.

 

Enquanto isso, fique aqui com algumas imagens do desfile Cruise 2018 da Dior:

 

 

 

Texto: Andreza Leite

Imagens: Instagram

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