21 Jun 2017• Por Equipe Vitrine da Joia

Para ficar de olho: 3 tendências no Instagram para seu negócio de semijoias

Se você trabalha no mercado de moda e acessórios já sabe muito bem que o Instagram é uma das ferramentas mais poderosas de divulgação de seus produtos, não é mesmo? Saber se posicionar corretamente amplia suas chances de conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes, mas se fizer o contrário, ou seja, se atirar para todos os lados, você não acertará nenhum alvo e será mais uma marca competindo com tantas outras para chamar a atenção do seu público.

 

E se tem uma rede social que mudou MUITO nos últimos meses foi exatamente o Instagram: Stories, álbum de fotos, novos filtros para o Stories, direct Stories... praticamente toda semana tem uma novidade que muitas vezes fica difícil acompanhar. Quando falamos de tendências para o Instagram então, o assunto fica muito mais complexo, afinal de contas, se já tem muita coisa para aprender com o que já se tem, imagina com o que virá?

 

Pensando nisso, listamos aqui 3 tendências para o Instagram para você ficar de olho e melhorar sua comunicação por meio desta poderosa ferramenta de comunicação:

 

1. Vídeos ao Vivo

Não que isso seja algo novo, mas ainda é pouco utilizado pelas marcas e é uma ferramenta fundamental para aumentar o engajamento com seu público.

Nos vídeos ao vivo você tem a chance de conversar e se aproximar de seus clientes e potenciais clientes. Eles possibilitam uma troca mais real e garantem mais autenticidade à sua marca, afinal de contas, nas “lives” não há a possibilidade de fazer edições e seu público te vê como realmente é.

Porém, para fazer vídeos ao vivo é necessário muito planejamento. Não é só pegar a câmera do celular e ligar mostrando qualquer coisa ou falando o que vier à cabeça. É preciso mostrar algo realmente interessante e que faça seu público querer assistir até o final.

Eventos, promoções, lançamentos em primeira mão são alguns temas que podem ser abordados em suas lives. Outra coisa que chama muito seu público são vídeos ao vivo ensinando algo, ou seja, levando um conteúdo de valor que fuja à simples oferta de seus produtos.

 

2. Vídeos sem som

Se você já viu algum vídeo na sala de espera de um consultório, na fila de um banco ou em qualquer outro ambiente público sabe que é muito inconveniente ligar o som para ouvi-lo. Se você não é daquelas pessoas “sem noção” que assistem qualquer vídeo com o som alto para as pessoas do lado ouvirem, deve muito provavelmente ver vídeos sem som e isso é sim uma tendência no Instagram!

De acordo com o site de tecnologia TecMundo, 85% das pessoas que assistem vídeos no Instagram não ativam o som. Isso mesmo: de cada 100 pessoas que assistem seus vídeos somente 15 ouvem aquilo que você diz.

Por isso que criar vídeos de fácil compreensão e sem som nenhum estão entre as tendências para o Instagram. E aqui vale também a máxima do planejamento: estudar o melhor roteiro para seus vídeos e conseguir transmitir a mensagem de forma correta é fundamental para não haver “ruídos” na comunicação.

 

3. Storytelling

Não é de hoje que o Storytelling é uma tendência na comunicação.

Acredito que o ato de contar histórias seja uma das grandes tendências no marketing em todas as suas vertentes (e isso inclui o Instagram, é claro).

As pessoas estão tão cansadas de ver ofertas de produtos que uma promoção simples não chama mais a atenção. Elas buscam marcas que tenham algo a dizer, no qual elas possam se identificar e dizer: é por isso que eu compro da empresa “X”.

Criar uma boa história é um dos grandes pilares da nova forma de se comunicar com seu cliente. Para isso não é necessário fazer uma super produção como campanhas de grandes marcas têm feito: mais uma vez (e repito isso pela terceira vez) fazer um bom planejamento é essencial para que você consiga construir uma história consistente e de valor para seu cliente.

 

 

Ficar ligado no que está acontecendo e no que virá faz com que você alcance um grande diferencial competitivo diante da concorrência. Tenha uma coisa em mente: o cliente não engole mais qualquer oferta ou produto. Ele precisa perceber de fato valor para ser conquistado.

 

Se você já utiliza ou pretende utilizar algumas dessas dicas, me conte o que achou e quais foram os erros e acertos adotando algumas dessas estratégias. Trocar experiências é fundametal para o crescimento da comunidade empreendedora!

 

Texto: Andreza Leite

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