31 Jul 2017• Por Equipe Vitrine da Joia

Vendas pelo WhatsApp: jamais cometa estes 4 erros

Hoje em dia é inimaginável o mundo sem as Redes Sociais. Facebook, Instagram, Whatsapp e Snapchat são apps obrigatórios nos smartphones. Comunicação rápida com familiares, amigos e, cada vez mais, clientes!

 

E neste artigo vou focar especificamente no Whatsapp. E porquê? Simples. É o aplicativo de troca de mensagens mais utilizado no Brasil e no mundo. Somos mais de 120 milhões de brasileiros que usam esta ferramenta, na maioria da vezes para falar com familiares e amigos.

 

Porém, é notório a crescente utilização do Whatsapp nas vendas de produtos e serviços. No ramo de acessórios, joias folheadas e bijuterias, converso diariamente com meus clientes fabricantes e atacadistas e eles me dizem que hoje é grande o volume de vendas por esta mídia, uma vez que os seus clientes estão buscando alternativas para baixar seus custos de compra.

 

Eis que nestas conversas com clientes, tenho visto muitas dúvidas sobre como utilizar de maneira profissional o whatsapp. Eu mesmo tenho recebido dos meus clientes fotos de produtos deles para compra, o que não é de meu interesse. Presumo que se estão enviando fotos de produtos para mim de maneira errônea, devem estar mandando para pessoas que não tem interesse. E isso pode causar sérios danos à imagem da empresa! Isso se não acarretar na perda desse número!

 

Leia também: Vendas em multicanais


Então, compartilho com vocês 4 coisas que você NÃO deve fazer de maneira nenhuma e melhorar o seu relacionamento com o seu cliente via whatsapp.

 

1 - Tenha um número próprio para a sua empresa (e de preferência aparelho próprio também!)

 

Pode parecer óbvio, mas não é. Hoje em dia conheço empresas que tem um número de whatsapp para cada vendedora, mas conheço pequenos negócios que misturam telefone pessoal com o da empresa e saem disparando suas vendas para todo mundo.

 

Isso pode acarretar em três coisas.

- Primeiro, clientes te vendeno on-line a noite ou nos finais de semana. Seu celular vai virar uma loucura e pedidos de respostas urgentes em horários que às vezes você nem tem acesso a informações necessárias para ajudar o seu cliente. Sem contar que você será bombardeado de mensagens durante o passeio com a família!

 

- Segundo, você corre o risco de, ao oferecer seus produtos ou serviços a amigos e familiares que não são seu público alvo, e você pode ser bloqueado por eles.

 

- Terceiro: você poderá mandar mensagens e fotos erradas pois tem conversas pessoais e profissionais no mesmo aparelho. Ter aparelhos distintos vai facilitar muito a sua vida.

 

2 - Não saia disparando mensagens! Peça autorização do seu cliente para envio.

 

Esse ponto é crucial. Conheço pessoas que perderam o seu número de Whatsapp por este motivo. Sim, você pode perder seu número de whatsapp se muitas pessoas te marcarem como SPAM!!!

 

Antes de enviar qualquer tipo de mensagem ou oferta para as pessoas, envie uma mensagem para seu prospect ou ao seu cliente o que você tem a oferecer e, caso ele queira receber suas mensagens, que ele adicione seu número e responda a mensagem com um código, para você saber que ele quer receber seus conteúdos.

 

Veja aqui: 3 tendências do Instagram para seu negócio

 

Aqui na Vitrinne estamos criando a campanha #VitrinneEducar para divulgar nossos cursos para clientes, leitores e seguidores das nossas mídias. Estamos solicitando a todos, caso tenham interesse em receber essas divulgações e conteúdos, que eles adicionem o número de nossa publisher Andreza Leite (19) 98885-4961 e mande a mensagem #VitrinneEducar.

 

Nunca se esqueça que qualquer tipo de abordagem que você faça, o marketing que melhor funciona é o permissivo, aquele que a pessoa permite que você entre em contato com ela. Então jamais compre listas de e-mail ou saia disparando seus produtos ou serviços para seus contatos telefônicos, sem antes solicitar autorização.

 

3 - Jamais faça grupos! Opte sempre por Listas de Transmissão.

 

Criar grupos para vendas jamais! Grupos são usados por pessoas que se conhecem ou que possuem um objetivo em comum. Mas para vender seus produtos e serviços classifique seus clientes e crie Listas de Transmissão (LT).

 

Em grupos todas as pessoas visualizam a mensagem e podem ou sair do grupo ou responder ali mesmo, e fica uma confusão para encontrar as respostas. Em LT as mensagens vão chegar individualmente, como se fosse uma conversa, e a resposta também será individual, facilitando a comunicação.

 

Detalhe importante sobre LT: às vezes você fez uma LT e algumas pessoas não receberam seu conteúdo. Ela não recebeu porque ela não tem seu número adicionado no smartphone dela! Entendeu a importância da Dica 2? Ao pedir para a pessoa te adicionar e mandar uma mensagem querendo receber seus conteúdos, você também garante o recebimento de mensagens via LT.

 

4 - Não use suas LTs somente apenas para vendas. Crie conteúdos!


Ficar recebendo mensagens todo dia para compras de produtos ou serviços cansa um pouco. Agora, além de ofertas receber também conteúdos pode ajudar a você até a vender mais para seus clientes e prospects.


Para criar conteúdos relevantes para as pessoas da sua lista de contatos, liste os principais problemas e objeções que as pessoas podem ter.

Como assim Angelo? A Vitrinne Magazine e a Vitrinne Educar surgiram dessas necessidades dos nossos clientes.

 

Imagine só você dando dicas de como utilizar as suas peças a compor looks para suas clientes. Ou um videos curto com 4 dicas para manter as peças sempre limpas e brilhantes. Ou você ensinando as suas clientes a precificar os produtos para melhorar a margem delas e, assim, ajudar essas clientes a alavancar os negócios. Não sei, o céu é o limite.

 

Com certeza você teve que quebrar várias objeções dos seus clientes para vender para eles. Essas dúvidas podem gerar conteúdos e o cliente vai sentir mais confiança em você, pois você não quer apenas vender, quer ajudar ele a vender mais também. Você passa confiança!

 

Espero que você tenha gostado. Caso tenha alguma dúvida que eu não tenha abordado nesse texto, comente aqui abaixo e com certeza vou tirar a sua dúvida o mais rápido possivel, ok?!

 

Texto: Angelo Zambom

 

Comentários via Facebook

Comentários

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).



Posts mais lidos

Assine nossa newsletter

Últimas do Instagram