27 Out 2017• Por Equipe Vitrine da Joia

Diamantes Negros

Em anos recentes os diamantes negros invadiram o mercado de joias garantindo a sua presença e destaque. Quando combinados a outras gemas e metais de várias tonalidades (rosa, amarelo ou branco) os diamantes negros revelam todo o seu esplendor. 

 

Os diamantes negros naturais obtêm o seu matiz devido à presença de minúsculas inclusões minerais como a hematita e pirita, por exemplo.

 

 

Essas inclusões se alastram por toda a gema. Além das inclusões  é comum a presença de inúmeras fraturas que tornam estes diamantes bastante frágeis. De modo geral, os diamantes negros são mais delicados e precisa haver um cuidado redobrado na hora de lapidá-los e montá-los em joias. Os diamantes negros podem conter milhares de fraturas microscópicas tornando-os mais suscetíveis à fraturas. Portanto, não devem ser limpos com produtos de limpeza ou vapor, pois podem ser danificados.

 

Os diamantes negros naturais abrangem matizes que variam do quase incolor, ao marrom e muitos deles apresentam uma superfície metálica.

 

Atualmente o mercado de joias trabalha, em sua maioria, com diamantes negros tratados. Isso significa que diamantes cinzentos  costumam ser submetidos à radiação tornando-os escuros a ponto de parecerem negros.

 

 

Diamantes incolores e parcialmente incolores são classificados a partir de quatro critérios conhecidos como 4cs: pureza, cor, lapidação e peso. Estes padrões estabelecidos pelo GIA (Gemological Institute of America) excluem os diamantes negros. Assim, o seu matiz é classificado com base no sistema desenvolvido para englobar diamantes coloridos, também conhecidos como "diamantes fantasia".

 

Os diamantes negros costumam ser opacos e preenchidos de inclusões, portanto seria impossível classificá-los utilizando os mesmos critérios empregados aos diamantes brancos ou coloridos.

 

Nestes casos, o laboratório do GIA emite um relatório simplificado denominando essas gemas como: “diamante negro fantasia natural ou tratado”.

 

Texto: Rebeca Hagelberg

Imagens: Divulgação

 

Comentários via Facebook

Comentários

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).



Assine nossa newsletter

Últimas do Instagram