29 Nov 2017• Por Equipe Vitrine da Joia

Tecnologia para vestir: você sabe o que são wearables

Em tradução literal, wearable significa “vestível”. Na linguagem moderna, wearable é a palavra usada para se referir à tecnologia vestível, uma realidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da moda.

 

Jaquetas, relógios, óculos, pulseiras, camisas, sapatos, são exemplos de como a tecnologia pode estar presente no dia a dia de pessoas comuns, facilitando a vida e auxiliando a monitorar a saúde e bem estar de seus usuários.

 

Os wearables fazem parte daquilo que profissionais da área chamam de Internet das Coisas, onde objetos comuns podem estar ligados a tecnologias capazes de auxiliar indivíduos em quaisquer circunstâncias.

 

Tudo isso parece uma conversa distante para você? Pois saiba que já é uma realidade e uma tendência que cresce com rapidez.

 

Um exemplo de como o uso da tecnologia vestível está cada vez mais presente em nosso cotidiano são os smartwatches que você já deve ter visto ou pelo menos ouvido falar: Apple, Samsung, Motorola entre outras empresas de tecnologia já apostaram nos relógios inteligentes que têm conquistado o mercado consumidor com rapidez. A Apple inclusive já está para lançar a terceira versão do Apple Watch junto com o iPhone 8, em setembro deste ano.

 

Outro exemplo de acessórios tecnológicos são os óculos de realidade aumentada. Uma das empresas que mais investem neste tipo de tecnologia, a Samsung, criou em parceria com a Oculus o Gear VR que transforma a maneira como os usuários assistem filmes ou jogam games. Experiência aqui é a palavra de ordem para novas criações.

 

Porém, se você acha que os wearables são acessórios com aspecto ainda muito “robóticos” e futuristas, saiba que atualmente grandes marcas do mundo da moda estão investindo em peças com tecnologias acopladas e, o principal, com design desejável pelos consumidores.

 

A Louis Vuitton criou o Tambour Horizon, o primeiro smartwatch lançado pela grife francesa que se conecta ao sistema Android e possui um design com pulseira com os clássicos monogramas LV.

 

O grande desafio para o mercado é aliar a tecnologia a peças com preços competitivos. Apesar de crescente, a comercialização dos wearables ainda se restringe a uma parcela pequena dos consumidores. Este é um assunto que designers devem discutir diretamente com equipes de desenvolvimento de novas tecnologias e essa é uma tendência que, se bem elaborada, pode ajudar a tornar um mundo cada vez melhor.

 

Texto: Andreza Leite 

Imagens: Divulgação

 

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