17 Nov 2017• Por Equipe Vitrine da Joia

Tendência de Consumo: como a gamificação pode aumentar o engajamento do seu cliente

Temos falado aqui na Vitrinne muito sobre a experiência de consumo e sobre os millennials. Inclusive dedicamos muitas e muitas páginas da edição 21 falando sobre ambos os assuntos. E já no início deste texto vou deixar claro: ou você se aprofunda nos dois temas e inicia hoje mesmo uma estratégia para alcançar este público ou a sua empresa vai deixar de faturar muito nos próximos anos. Duvida? Somente nos Estados Unidos os millennials vão gastar em torno de US$200 bilhões de dólares em 2017. No Brasil apesar de não ter uma pesquisa que determine valores, sabemos que este público já é o queridinho do marketing de várias empresas.

 

Segundo a PwC, uma das empresas mais respeitadas no mundo quando o assunto é pesquisa de tendências de consumo e mercado, nas Américas, os millennials estão na vanguarda não do consumo, mas sim da experiência. A experiência é mais valorizada do que a posse.

 

O rompimento com o modelo tradicional e a busca por novas maneiras de interagir com as pessoas é essencial para que sua marca fortaleça a longo prazo. A inovação digital é ponto fundamental na sua estratégia e a gamificação vem surgindo como a melhor opção na hora de manter o público engajado.

 

Em primeiro lugar, os millennials na verdade não podem ser considerados um grupo, já que o conceito reúne diversos tipos de pessoas. Por exemplo, uma mãe de dois filhos que tem 32 anos e um estudante de 19 anos que acabou de entrar na universidade se encaixam no perfil de millennials. Os seus interesses são bem diferentes, assim como os seus perfis de compras.

 

Mas em um aspecto todos se parecem: a sua maneira de comprar é completamente diferente. Eles querem saber o propósito da sua empresa, e não apenas o que ela vende. Eles querem criar relacionamentos.

 

O engajamento dos millennials não acontece com transações, e sim com experiências, que são tão importantes, senão mais, do que o preço do seu produto ou serviço. E eles não se importam em compartilhar as suas informações com os varejistas para que recebam essas experiências. Uma pesquisa realizada pelo Google mostra que os millennials com idade entre 25 e 34 anos são três vezes mais propensos a compartilhar suas informações.

 

Mas como fazer uma gamificação na sua empresa e alcançar de vez este público? Para que suas ações sejam realmente competitivas, você deve ter em mente que a gamificação é parte da estratégia da sua empresa, ou seja, ela deve estar muito alinhada com os objetivos traçados. Você deve mostrar o seu propósito, criar experiências únicas de compra e tratar os clientes como indivíduos, personalizando todo o ciclo de compra.

 

E essas experiências são conquistadas com um programa de lealdade gamificado com metas, níveis, conquistas e placares que envolvem o espírito competitivo que este público possui. E essas conquistas devem ser compartilhadas nas redes sociais, aumentando a visibilidade da marca e o engajamento dos millennials, que tem os seus nomes associados à marca.

 

Texto: Angelo Zambom

 

 

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