01 Dez 2017• Por Equipe Vitrine da Joia

A importância das Personas para seu negócio

Sempre quando um empreendedor pensa em criar algum novo produto ou serviço e oferecer ele ao mercado, a primeira pergunta que ele responde é: “qual é o meu público alvo?”

 

A resposta, obviamente, vai variar, mas deve ser algo parecido com isso: “mulheres, de 35 a 50 anos, renda média de R$6.000,00, dos bairros “x” e “y”, casadas, graduadas, empresárias”. Ou seja, de modo geral, o público-alvo era uma parcela abrangente da sociedade para quem você destina as suas vendas.

 

Mas em um mundo onde as pessoas querem se sentir únicas (o que de fato é uma verdade; cada pessoa é única) traçar estratégias únicas para um público tão grande e diferente não é uma das melhores ideias, não é mesmo?

 

Por isso o termo “Persona” tem ganhado força e espaço. Pensar em cada cliente de forma personalizada tem sido a chave para as empresas criarem estratégias mais específicas e certeiras, aumentar o engajamento dos prospectos e, consequentemente, as suas vendas.

 

“Persona” é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Três a quatro “personas” bem definidas representam 95% dos seus clientes. E isso vai ajudar você a criar conteúdos e saber qual o tom e o estilo das suas campanhas a fim de melhorar a sua interação com o seu público.

 

Para definir as suas personas, dê uma olhada em todos os seus clientes. Faça uma pesquisa rápida na sua lista e veja quais são os perfis que mais tenham haver com o seu cliente ideal. Faça as seguintes perguntas:

 

- Quem é o meu cliente ideal? (características físicas e psicológicas)

- Que tipo de assunto ele tem interesse dentro do meu ramo de atuação?

- Que atividades ele exerce no cotidiano?

- Que tipo de informação ele consome?

- Qual seu nível de instrução?

- Quais são seus desejos, metas e objetivos? E quais são os seus principais medos?

 

Com o levantamento de todas essas informações, você vai identificar alguns personagens que encaixam perfeitamente no perfil do cliente que consome seu produto ou serviço. A partir daí você vai criar algumas personas com as seguintes características:

 

- Nome da persona (fictício)

- Sexo

- Idade

- Cargo/Ocupação

- Ramo de atividade

- Nível de escolaridade

- Meios de comunicação utilizados

- Objetivos da persona

- Desafios da persona

 

Agora você definiu estas personas e suas características, o próximo passo é efetuar a sua abordagem para se comunicar de maneira mais adequada com seus clientes e prospectos. Você vai conseguir criar uma estratégia de relacionamento baseada na jornada de compra dessas personas.

 

Se você ainda tem uma certa dificuldade em gerar as personas para o seu negócio, vou deixar aqui um link da Resultados Digitais, em parceria com a Rockcontent, onde eles desenvolveram uma ferramenta que vai auxiliar você neste processo.

 

GERAÇÃO DE PERSONAS >

 

No próximo post que eu escrever, venho falar sobre a Jornada de Compra da sua Persona e como fazer as perguntas certas para melhorar a conversão dos seus potenciais clientes.

 

Texto: Angelo Zambom

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