24 Mai 2018• Por Equipe Vitrine da Joia

Limeira: A Capital Nacional da Joia Folheada

Não existe um lojista, designer ou revendedor de joia folheada ou acessório de moda que nunca tenha ido ou, pelo menos, ouvido falar de Limeira. Estima-se que entre fábricas, lojas e prestadores de serviço existam mais de 1.000 empresas registradas formalmente e há milhares de famílias que trabalham direta ou indiretamente para este setor.

 

Com fábricas que produzem desde o acessório para montagem de joias folheadas e bijuterias até a peça pronta para uso, a cidade é o mais importante polo deste mercado, pois reúne toda a cadeia produtiva do setor, e é responsável por cerca de 70% da produção nacional deste setor.

 

Com tantos números e tanto reconhecimento, não foi surpresa receber a notícia de que Limeira conseguiria finalmente o título de “Capital Nacional da Joia Folheada”.  Conversamos com o atual Secretário de Desenvolvimento da cidade, José França Almirall para saber da importância deste título para o mercado, os trabalhadores e a comunidade.

 

Veja a entrevista na íntegra aqui:

 

1. Recentemente Limeira recebeu o título de 'Capital Nacional da Joia Folheada'. Há quanto tempo a cidade aguardava este reconhecimento?

 

Na realidade, é um sonho antigo. O reconhecimento decorre, de fato, de Limeira ter sido a cidade onde esse tipo de atividade teve grande desenvolvimento ao longo dos anos.



2. Qual a importância deste título para as empresas locais e para a cidade como um todo?

 

Ganham todos. A indústria e o comércio obtêm maior visibilidade, o que de fato vai gerar mais negócios. Mas além deles, Limeira, agora também é um município de interesse turístico, recebe um maior fluxo de visitantes, que movimentam vários outros serviços, como hotéis, restaurantes etc. Essas atividades geram muitos empregos e são relevantes para o desenvolvimento da cidade.

 

3. Quantas empresas existem formalizadas neste setor atuando em Limeira? E quantos empregos diretos (e indiretos) ele gera dentro da cidade?

 

Entre fábricas, lojas e prestadores de serviços, são mais de mil empresas. E todo esse contingente movimenta uma grande quantidade de pessoas, direta e indiretamente. Estimamos que o setor contabilize cerca de 40 mil pessoas envolvidas. Nos últimos anos, com o surgimento dos MEI´s (micro empreendedores individuais), surgiram muitos empreendedores atuando, por exemplo, em atividades terceirizadas do setor produtivo. 


4. Sabemos que o turismo de negócios movimenta a economia local, com a vinda de compradores de todo o país e de muitos outros países que passam vários dias seguidos na cidade. Você consegue mensurar qual o impacto disso em todas as outras áreas de atuação da cidade (como hotéis, restaurantes etc)?

 

Recentemente, a nossa diretoria de turismo elaborou um estudo com o setor hoteleiro de Limeira. Temos atualmente uma oferta de leitos superior a de municípios bem maiores. E ainda existem vários empreendimentos desse setor em fase de implantação. O setor de joias folheadas é um grande contribuinte para este cenário. 


5. O que o comprador de fora deve esperar da cidade em termos de suporte e infraestrutura? E quais ações estão sendo tomadas para que haja uma melhor experiência de compra na cidade?

 

Algumas empresas já perceberam o potencial de negócios relacionado a esse tipo de experiência. A localização de Limeira é excepcional, cercada pelas melhores estradas do país. Então, o interesse de conhecer a cidade cresce a cada dia. Esses turistas buscam principalmente aproveitar a oferta de joias folheadas, praticamente recém saídas de produção.

Nosso trabalho atualmente, em termos de atender aos consumidores finais, é agregar pontos de interesse turístico, que transformem a visita à cidade numa experiência única. Limeira possui, por exemplo, diversas fazendas de grande valor histórico, que oferecem aos turistas um passeio bastante agradável. Estamos aprimorando a oferta desse tipo de serviço, por empresas que ofertem esse passeio aos visitantes, de forma individual ou em grupos.

Além disso, para quem busca uma oportunidade de negócio, Limeira oferece um cenário único, com cerca de 300 lojas, que permitem o desenvolvimento de uma lucrativa atividade, através da revenda de joias folheadas, com design moderno e excelente qualidade.


 

 

 

Comentários via Facebook

Comentários

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).



Assine nossa newsletter

Últimas do Instagram