Quando falamos em posicionamento de marca nas redes sociais, muitas empresas acreditam que precisam estar presentes em todos os canais. No entanto, cada canal possui sua própria linguagem e principalmente, um público diferente. Devemos nos perguntar se os seus clientes estão, de fato, presentes no Youtube, Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, etc.
Quando buscamos uma comunicação mais direta com lojistas e revendedores, sem dúvida, o canal ideal é o Whatsapp. Mas como distribuir informação sobre sua marca e lançamentos sem ser aquele chato do oversharing? É preciso ser certeiro, e para isso, estratégia é fundamental.
Olhe para esses 2 passos: o primeiro é conhecer seu cliente, assim saberá qual a melhor forma de abordá-lo. Lembre-se que você não deve padronizar seus clientes, com certeza eles tem diferenças entre si e podem ser categorizados em grupos, como revendedoras diretas, lojistas, redes de lojas, etc, assim, defina uma linguagem/abordagem para cada grupo. O segundo passo é acreditar no poder do design. A direção de arte de uma imagem distribuída nas redes sociais ou diretamente a sua lista de clientes é decisiva. Um conteúdo voltado para o varejo, por exemplo, nem sempre é interpretado pelo lojista da mesma maneira que uma fashion lover, assim como, muitas vezes os lojistas estão mais atentos a tendências do que representantes e showrooms de fábrica. No meio do caminho, entre a indústria e o consumidor final, existem profissionais que atuam nas áreas de branding, ou seja, na gestão da imagem da marca, presença e marketing digital. Mais do que produzir fotos de produto e publicar em todas as redes sociais, esses profissionais tem a capacidade de escolher as ferramentas de design ideais para a sua marca, transmitindo sentimento e essência, e assim atuam diretamente nos resultados, ou seja, vender! Muitas agências de publicidade oferecem esse serviço, porém, poucos profissionais têm experiência e foco na indústria, por isso, muitos resultados acabam não aparecendo.
É comum muitos perfis comerciais com milhares de seguidores, no entanto, sem foco, sem clientes. As redes sociais não distribuem o conteúdo cronologicamente, sendo assim, suas publicações aparecem por relevância para os seguidores. Mas se seus seguidores não são seus clientes, para quem é feito esse conteúdo?
“A gente não aprende com o erro, a gente aprende corrigindo o erro” Monja Cohen.
Acredite na essência da sua marca, comunique-se bem com seus clientes e atraia novos e bons clientes por meio das redes sociais. É possível, com ações sólidas e de acordo a
realidade da sua empresa. Investir em conteúdo é fundamental, pense sobre o que você quer e pode oferecer pelos meios digitais.
LEIA TAMBÉM: Direção de Arte no Instagram - 3 dicas para expressar a imagem da sua marca
Texto: Maíra Thums (Prosa Conteúdo)