12 Set 2018• Por Equipe Vitrine da Joia

IGTV - 3 razões pelas quais você deve começar a usar já se quiser aumentar suas vendas

O Instagram atingiu, em junho de 2018, 1 bilhão de usuários e é inegável o poder que essa rede social tem de divulgar marcas e se relacionar com clientes antes inimagináveis, principalmente para pequenos e médios empreendedores.

 

Quem já trabalha com divulgação no Instagram sabe quão dinâmica é essa ferramenta e como é importante estar por dentro de todas as novidades, seja para aumentar o alcance da marca em cada post, se destacar da concorrência ou então ampliar as chances de vendas.

 

Aliás, por falar em vendas, sei muito bem que vender é o principal objetivo de quem usa o aplicativo para negócios, mas muitos esquecem que uma boa venda é consequência de um bom relacionamento, e tudo começa com um bom planejamento de suas postagens.

 

Atualmente existem no Instagram algumas possibilidades de mostrar sua marca: no feed (as postagens regulares), nos Stories (que é impossível negar seu alcance e relevância) e agora, e não menos importante, o IGTV. Mas afinal, para que serve o IGTV se eu já utilizo muito bem o meu feed e meus Stories (você deve estar se perguntando)?

 

O IGTV foi criado para possibilitar aos criadores de conteúdo a inserção de vídeos mais longos - no feed do Instagram só são permitidos vídeos de até 1 minuto e nos Stories vídeos de 15 segundos. Este é um formato que vem ao encontro de uma forte tendência na comunicação pelas redes sociais: os conteúdos em vídeo. Porém, o IGTV apareceu com uma proposta diferente do já tão famoso YouTube. Seus vídeos são em formato vertical, o que possibilita uma melhor experiência do usuário mobile, ou seja, as pessoas que assistem vídeos pelo celular.

 

Se você quer se diferenciar de verdade no Instagram, precisa começar a produzir conteúdos de qualidade. Com tanta oferta nas redes sociais, seu cliente se sentirá entediado se você fizer sempre o mais do mesmo, e por isso é imprescindível que você inclua o IGTV em sua estratégia de comunicação, mas não vale qualquer conteúdo, ok? É preciso planejamento e apresentar algo relevante e diferente do que a concorrência já faz.

 

Por isso, listei aqui 3 razões pelas quais você deve começar a usar o IGTV, e como isso pode impactar diretamente em sua marca e, consequentemente, em suas vendas:

 

 

Razão 01: O futuro da comunicação é em vídeo

 

Aqui estou sendo muito boazinha, viu? O certo não seria falar que vídeos são o futuro. Eles já são o presente! Cada vez mais aumenta o consumo de conteúdos em vídeo, e essa é uma realidade que tende a aumentar absurdamente entre os usuários de smartphones e tablets: estima-se que até 2021, todo o consumo de conteúdo pela internet será com vídeos. Não estar presente neste canal parece uma tremenda perda de tempo e de grandes oportunidades!

 

 

Razão 02: Os vídeos te “aproximam” mais de seu público

 

É incomparável a proximidade que uma postagem em foto ou um conteúdo escrito geram com seu público se comparada aos conteúdos em vídeo. Vídeos proporcionam estímulos muito além dos visuais. Eles têm movimentos, sons, efeitos e profundidade que levam seu público à sua realidade. Um vídeo bem produzido é capaz de levar seu público para dentro de sua loja ou qualquer outro lugar que você esteja gravando, e isso gera uma aproximação única, como se ele já estivesse estado presente naquele local várias vezes sem nunca mesmo ter ido.

 

E o que você ganha com isso? Quanto mais próximo e mais presente você e sua marca estiverem de seu público, maiores são as chances de ele consumir o seu produto e de fazê-lo propagar a sua marca para outras pessoas. Isso se chama engajamento!

 

Razão 03: Você pode explorar outras formas de conteúdo e encantar seus clientes com isso

 

Lembre-se uma boa venda é consequência de um bom relacionamento, e um relacionamento em qualquer rede social começa com a criação de conteúdos únicos e originais. Portanto, ao utilizar o IGTV, solte sua imaginação e crie conteúdos que vão além do simples vídeo que você faz mostrando seus produtos.

 

Aqui vão algumas dicas de conteúdos que você pode produzir para o IGTV: dicas de estilo, dicas de uso e cuidados com os produtos, tutoriais de como usar determinada peça ou como fazer composições, entrevistas com fornecedores para tirar dúvidas específicas e falar da qualidade de suas peças, entrevista com clientes, entrevista com outra pessoa de outra área, mas que seja complementar ao seu negócio, apresentação de coleções, e por aí vai... Crie um cronograma de conteúdo e estipule dias específicos para produzir cada vídeo e comece já a utilizar essa plataforma que só tende a crescer... daqui 1 ano você vai ter desejado começar hoje!

 

Texto: Andreza Leite

 

 

 

 

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