09 Jan 2019• Por Equipe Vitrine da Joia

O desafio de vender semijoias nos meses de janeiro e fevereiro

Historicamente, janeiro e fevereiro são meses considerados ruins para o comércio, seja ele varejista ou atacadista. Por já saberem disso, muitos empreendedores e vendedores diminuem o ritmo de trabalho e não focam toda sua energia no que é mais importante para um negócio: vender! A consequência disso é um resultado mais fraco ainda e todo esse movimento acaba se tornando uma cadeia que se arrasta ao longo dos anos.

 

Por outro lado, os consumidores sabendo que o comércio é fraco, não se preocupam em comprar neste período pois sabem que é difícil encontrar algo novo ou que lhes encante. Com isso, temos instalado um senso comum aliado ao fato de que o Brasil só funciona depois do Carnaval, que os consumidores só voltarão a comprar depois do período da folia.

 

Mas meu Deus!!!! O que eu faço então com as minhas contas? Como faço para sobreviver aos 2 primeiros meses do ano e ter fôlego para repor meu estoque com novidades para os meses seguintes?

 

Então eu te respondo: quem disse que esse ciclo vicioso é uma REGRA?

 

Ao cair em armadilhas de pensamento como este, muitos empreendedores e vendedores perdem grandes oportunidades de vender mais em janeiro e fevereiro, e ainda fidelizar estes clientes para o resto do ano. Eu conheço muitos negócios que têm ótimos resultados no período e que mudaram apenas 2 coisas: a crença limitante de que o país só funciona depois do Carnaval e a AÇÃO direcionada para o resultado.

 

Agora você deve estar me perguntando: o que devo fazer então para ter resultados melhores nos 2 primeiros meses do ano? E eu te respondo: aqui é a hora de abusar da criatividade e não ter preguiça de fazer acontecer! Pensando nisso, listei aqui 6 estratégias que você pode adotar (pode escolher uma que você se identifique mais ou usar todas) para alavancar as vendas de semijoias ou bijuterias neste período. Vamos lá:

 

1. Faça PROMOÇÕES atraentes: essa é a alternativa mais óbvia e a mais utilizada, seja por varejistas ou atacadistas. Também é a que traz uma injeção de caixa mais rápido ao seu negócio, principalmente se a promoção for DE VERDADE, com descontos perceptíveis ao seu cliente. 

 

Para que uma promoção tenha sucesso, é importante que ela tenha um prazo curto de duração. Em todos esses anos de experiência e contato com empresas de todos os níveis, vimos que os maiores resultados vinham de promoções curtas, de no máximo 7 dias, pois isso ativa o gatilho mental de escassez e urgência no consumidor. Por isso selecione muito bem os seus produtos, ofereça descontos que realmente valham a pena para o seu cliente, e não tenha medo de partir para o ataque!

 

2. Lance coleções exclusivas: enquanto muitos pensam somente em liquidar seus estoques, sai na frente quem tem novidades para mostrar aos seus clientes, afinal de contas, somos movidos por novidade - outro gatilho mental poderosíssimo!

 

Lance uma "coleção cápsula", com poucas peças e com poucas unidades de cada uma e mostre para seus clientes todos os diferenciais e o caráter exclusivo e ÚNICO que essa coleção tem. Eu não conheço uma pessoa que não desejaria ter algo único para si!

 

E essa coleção não precisa ser lançada apenas por quem cria semijoias ou bijuterias. Para quem compra e revende, a ideia aqui é fazer uma curadoria de peças únicas, diferenciadas e que tenham a ver com seu público. Então dê um nome a essa coleção e lance dessa estratégia em seu negócio!

 

3. Privilegie seus contatos VIPs e lance algo com exclusividade a eles: eu vejo tanta gente focando no Instagram e no Facebook e esquece que a grande galinha dos ovos de ouro está naquilo que já possui - a sua lista de clientes e contatos é extremamente importante para o sucesso do seu negócio! 

 

Lance descontos exclusivos aos contatos dessa lista, ou lance essa coleção nova em primeira mão para eles! As pessoas gostam de se sentir importantes e de serem tratadas como tal. Para isso, eu tenho um treinamento exclusivo de vendas pelo whatsapp que trabalha gatilhos mentais como exclusividade, escassez e aborda exatamente pontos relevantes para fazer com que seu cliente se sinta de fato privilegiado. Venha aprender aqui: WHATSTURBO VITRINNE e aproveite o desconto de R$500,00 para a primeira turma.

 

4. Ataque novas frentes de VENDAS: o começo do ano é perfeito para você testar novas frentes de vendas para seu negócio, seja ter uma equipe de revendedoras, fazer parcerias com lojas ou outros estabelecimentos comerciais ou mesmo incluir seus produtos em outros canais on-line como os marketplaces. Além de ser um ótimo período para validar a eficácia dessas novas estratégias, você tem a chance de aumentar o seu leque de vendas.

 

5. Ofereça ALGO A MAIS em cada compra: quem é que não gosta de ser presenteado? Em tempos que todos querem vender com desconto, porque não mudar o foco e oferecer um presente ao seu cliente, algo que seja realmente útil a ele e que ele perceba como um diferencial? Se não tiver verba para isso, invista em coisas simples, como um bilhete escrito à mão, um lencinho para limpar as semijoias e mais aquilo que sua criatividade permitir!

 

Lembre-se sempre de uma coisa: para ser diferente você não precisa investir rios de dinheiro. Você precisa é pensar diferente!

 

6. Jamais esqueça que o RELACIONAMENTO é a base de tudo:aqui vale para qualquer época do ano! Se você não sabe se relacionar com o seu cliente, você vai se tornar apenas mais uma marca #SEMIJOIA ou #BIJUTERIA. E se você for apenas uma marca HASHTAG, você cairá na competição por preço que muitas vezes acaba muito mal!

 

Nós vamos falar muito sobre isso no evento MÉTODO VITRINNE AO VIVO que vamos fazer dias 09 e 10 de fevereiro em Limeira. Serão 2 dias com palestras de profissionais e fabricantes para você sair de lá sabendo realmente diferenciar a sua marca e ter resultados extraordinários ao longo de 2019. Clique aqui: MVAOVIVO2019 para saber mais.

 

E, para terminar, quero deixar uma frase para sua reflexão: "se o dinheiro é escasso para você, ele também será para seu cliente".

 

Portanto, pare de se limitar e achar que ninguém tem dinheiro no começo do ano devido a todas as outras despesas do período, e acredite no potencial de compra do seu cliente!

 

Texto: Andreza Leite

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