03 Jun 2019• Por Equipe Vitrine da Joia

META SMART: saiba utilizar essa técnica para atingir seus resultados

Começo de mês significa que todas as suas metas já estão no papel, certo? Na prática sabemos que não é bem assim!

 

Antes de falar sobre o assunto, vamos deixar bem claro o que é uma meta. Estabelecer metas parece uma coisa simples, porém pode ser facilmente, confundida com tarefas e desejos.

 

Por exemplo: o proprietário da empresa diz “nossa meta é aumentar o faturamento” ou “precisamos de mais clientes”, porém não estipula a quantidade, a maneira ou o prazo para alcançar.

 

Quando falamos em metas, é necessário um planejamento minucioso, pois só com tudo muito bem claro no papel que se é capaz de realizar aquilo que se tem em mente. Para isso, vamos falar como você pode utilizar uma ferramenta chamada Meta SMART para saber como estipular metas com eficiência.

 

 

O que é Meta SMART?

 

 

Meta SMART é uma ferramenta de coaching, que auxilia na definição de metas, com passos objetivos e muito específicos em cada parte do processo. Quando uma meta é traçada fica claro o que a empresa deseja alcançar, mas é importante que as pessoas que estabelecem metas entendam de verdade o que é uma meta e o que não é uma meta. Continue a leitura para saber como aplicar essa ferramenta.

 

 

Nessa ferramenta o SMART é a chave, cada letra nessa palavra representa um passo que deixa claro o que é, e principalmente, como deve ser aplicada em suas metas. Confira a seguir.

 

 

- S que significa: Specific = ESPECÍFICA   

 

É necessário deixar bem claro para todos os envolvidos do que se trata e o objetivo dessa meta. Quanto mais específico for, muito mais fácil será para enxergar o que se quer alcançar.

 

Por exemplo:

 

  1. Aumentar as vendas é ABSTRATO. Aumentar as vendas em 20% no mês é CONCRETO.
  2. Conquistar clientes novos é ABSTRATO. Conquistar 12 novos clientes no mês é CONCRETO.
  3. Mudar de lugar é ABSTRATO. Mudar para uma sala (com detalhes do jeito que você quer), no bairro X, na cidade Y é CONCRETO.

 

Compreende como fica muito mais fácil enxergar aonde se quer chegar quando se tem CONCRETUDE?

 

 

- M Significado: Measurable = MENSURÁVEL

 

Toda meta precisa ser mensurável, criar uma meta que não pode ser medida não tem nenhum sentido. Vamos explicar de uma forma melhor.

 

Exemplo: se a sua meta é aumentar em 20% as suas vendas no mês em relação ao mês seguinte, aqui é o momento de mensurar. Quanto isso representa em números, em reais?

 

Dessa forma você vai ter como mensurar sua meta do mês e transformá-la em vendas diárias necessárias para atingi-la.

 

 

-A Significado: Attainable = ATINGÍVEL

 

Qual é o sentido de colocar uma meta que não pode ser atingida? Pode até parecer estranho, mas muitas empresas fazem isso. Pois isso é um erro grave porque pode acarretar em desmotivação da equipe (ou sua mesmo) e frustração.

 

Portanto antes de criar uma meta é importante levantar essas questões.

 

- Com base nos históricos, é possível atingir a meta estabelecida? Exemplo: O objetivo de 5% foi atingido nos 2 primeiros meses, poderia ser estabelecida uma nova meta de 40%, mas com base no histórico é melhor optar por 20%.  

 

- Qual é a opinião dos sócios ou colaboradores? Eles acreditam que é possível? Isso é fundamental pois em muitos casos, para que sua meta seja atingida, é preciso o esforço de toda a equipe.

 

Lembrando que esses exemplos são fictícios, ok?

 

 

- R, Significado: Relevant = RELEVANTE

 

 

Quando metas são estabelecidas, são elaborados planos para que essas metas sejam alcançadas. E quanto mais relevantes forem essas metas, mais motivados os envolvidos estarão. Considerando é claro que essas metas sejam alcançáveis.

 

Uma meta que não gera nenhum impacto positivo no negócio, consequentemente não será tratada com prioridade e, portanto, será inútil.

 

Para criar metas relevantes é importante olhar para os principais números da empresa, como o faturamento, numero de clientes e lucro líquido. Assim uma meta relevante terá impacto nesses indicadores.

 

E um conselho importante é, faça meta primeiramente para as coisas que estão dando mais “problemas”, mas sem deixar de lado os que estão indo bem também.

 

Por exemplo: na meta aumentar em 20% o retorno dos clientes a loja. Terá um impacto direto no faturamento, portanto, isso seria uma meta relevante!

 

 

- T Significado: Time based = TEMPORAL

 

O último ponto e muito importante da Meta SMART: toda e qualquer meta traçada deve ter tempo, prazo para ser cumprida. Se você não coloca prazo nas metas elas podem ser batidas em 1 dia, 1 mês, 1 ano, 1 década.

 

Aqui é a hora de colocar a DATA que pretende atingir essa meta, por exemplo: 30 de junho de 2019!

 

 

Por fim, uma meta não serve de nada se ela não for revisada DIARIAMENTE!  Reveja suas metas todos os dias, repense suas estratégias e trace novas metas se necessário! O que importa é ter algo de concreto para correr atrás!

 

Mais de uma centena de pessoas estão tendo resultados, aumentando as suas vendas em até 10x em 3 meses e com uma carteira de clientes realmente apaixonadas pelas suas marcas. Se você quer ter esses resultados, conheça o MÉTODO VITRINNE, o maior e melhor curso do mercado para quem quer ter uma marca de semijoias de sucesso.

 

Comentários via Facebook

Comentários

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).



Assine nossa newsletter

Últimas do Instagram