01 Jul 2019• Por Equipe Vitrine da Joia

Produtividade: 5 dicas que vão fazer sua semana render muito mais

Por acaso lhe parece familiar aquela conversa que diz que a pessoa trabalha, trabalha e no final do dia parece que não fez nada do que tinha para fazer? Ou então aquela afirmação que diz que precisava ter umas 10 horas a mais para dar conta de tudo o que precisava ser feito? Pois a falta de tempo é um dos grandes males dos tempos modernos! E isso tudo tem a ver com produtividade, outra palavra muito usada hoje em dia por empreendedores e profissionais de todos os níveis e cargos!

 

 

Pois é, muito se fala em produtividade, mas você sabe o que significa ser realmente produtivo?

 

 

Ser produtivo é conseguir realizar uma tarefa em menor tempo e com muito mais qualidade. E sabemos que, em tempos de smartphones conectados o tempo todo, ser de fato produtivo é uma das tarefas mais desafiadoras de empreendedores e empregados.

 

 

Aquela velha conversa de que para ser produtivo é preciso muito sacrifício está caindo por terra: estudos comprovam que, quanto mais sacrifício, menos produtivo você é. Você não pode, jamais confundir sacrifício com comprometimento!

 

 

Listei aqui 5 dicas simples para você ser mais produtivo e fazer mais e melhor em menos tempo. Porém, antes de começar a citar as dicas, vou passar para você a mais importante: gerencie seu tempo! Divida seu tempo em pequenas tarefas para fazer tudo o que você deve fazer, e separe isso por ordem de importância. Ter um tempo para o café, para respirar, ir ao banheiro é essencial, porque ao retomar o trabalho, o foco é maior!

 

 

Então agora vamos às dicas:

 

 

1 - Tenho a certeza de que você conhece alguém, ou até mesmo você faz isso, se orgulhar de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Não se engane: saber fazer várias coisas não é o mesmo de ser efetivo, ou produtivo. Meu conselho é faça uma coisa de cada vez, foque na sua tarefa, pois depois de ser concluída ela vai estar bem mais “redonda”. E fazer muitas coisas ao mesmo tempo gera ansiedade que é um problemão se não for “tratado”.

 

 

 

2 – Feche as abas do seu navegador, seu e-mail, Instagram, Facebook, WhatsApp, e guarde o celular no bolso ou algum lugar longe do seu alcance. Segundo estudos, nós brasileiros, passamos em média 03:30 nas redes sociais, e em grande parte quando estamos trabalhando e isso afeta drasticamente o seu foco e, consequentemente, a sua produtividade. Se você precisa do Instagram e do WhatsApp para trabalhar, estipule horários para fazer postagens e atendimentos.

 

 

 

3 – Este é um velho conhecido: deixar para depois o que precisa ou pode ser feito agora. Este é um grande matador de tempo e leva a grandes acúmulos de trabalho. Para mudar esse pensamento, quando pensar em adiar um trabalho por indisposição, dificuldade ou preguiça, lembre-se de quantas coisas poderiam ser realizadas se nunca deixasse nada para depois.  Essa prática se torna hábito com o tempo e você vai se espantar com sua produtividade depois que aderir a isso.

 

 

 

4 – Incentive a si mesmo e coloque pequenas metas de tarefas diárias, com pequenas recompensas por cada meta batida, como por exemplo, fazer algo que você gosta muito com seu tempo de sobra, algo prazeroso ao fim do dia.

Semanal: faça um happy hour com os amigos ou família.

Mensal: compre algo que você queira muito, algo realmente importante para você

Anual: se dê uma viagem com a família para comemorar mais um ano, uma meta batida, afinal você merece não é mesmo?

 

 

 

5 – Nós temos dificuldade em dizer não para as pessoas, mas isso é essencial se quisermos ser mais produtivos! 

Dizer sim para todas as pessoas e coisas que você não quer fazer, tarefas que não são importantes ou as atividades que não estão relacionadas com os seus objetivos impedirá o progresso do que realmente importa ou do que você realmente deseja fazer. Se você quer fazer tudo conforme o planejado, significa que terá de dizer não para algumas pessoas e coisas que possam te desviar do seu objetivo.

Comentários via Facebook

Comentários

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).



Assine nossa newsletter

Últimas do Instagram