07 Ago 2019• Por Equipe Vitrine da Joia

Como criar um mix de produtos para uma compra perfeita

Dicas para lojistas e revendedoras de acessórios e semijoias.

 

Usando o método de desenvolvimento de coleção, as proporções de estilo podem auxiliar na compra das peças do seu mix de acessórios. A curadoria de estilo, o MIX DE MODA, é essencial para acertar no desejo das suas clientes e equilibrar o estoque com as proporções ideais, de acordo com o público da sua marca, seja ela em loja física ou virtual.

 

Percebi que existe uma lacuna de informação, apesar do excesso nos rodear, sobre as tendências de moda para o varejo. Há muitos reports de tendências voltadas para designers e estilistas, no entanto, as tendências para o varejo se misturam com desfiles internacionais e muitos lojistas ficam para trás na hora de comprar os itens mais desejados de cada temporada.

 

A seguir, compartilho o método de desenvolvimento de coleção utilizado por designers de moda, em que as coleções são divididas em 3 categorias.

 

 

1.      Básico 30%, 2. Fashion 60%, 3. Vanguarda 10%. As proporções são sugeridas de acordo com minha percepção e experiência como designer e especialista em marketing há mais de 7 anos no segmento de semijoias e acessórios. Teoricamente, as proporções variam em 20% 70% 10%.

1.      Básico:

Na categoria dos Básicos, para o segmento de acessórios podemos refletir um pouco, afinal, o que é básico para seu público? Argolas e correntes para a rotina ou uma linha de festas para formatura, noivas e madrinhas?

 

A definição para categoria de básicos é a garantia de venda independente da estação. Para reconhecer o estilo Básico da sua marca, leve em consideração seu estoque e vendas em temporadas anteriores. Os modelos básicos representam 30% do total do mix de produto.

 

 

2.      Fashion:

Na categoria fashion é hora de apostar nas tendências de moda da temporada. Sejam em cores, formas ou peças específicas. Em 2019 podemos falar em animal print, acessórios de cabelo, elementos da astrologia, amuletos místicos, acrílico, nomes e letras, personalizáveis, modulares entre outras trends.

60% do seu mix de produto deve ser fashion, afinal, são as peças mais desejadas do momento.

 

 

3. Vanguarda:

Nessa categoria, as peças podem não ter tanto apelo comercial, pois é hora de mostrar o espírito da sua marca. Aposte em peças conceituais, que apresentem materiais alternativos, trabalhos artesanais e estilo super autoral. Vale também investir em marcas de designers consagrados pela criatividade.

 

Nessa categoria, que representa 10% do seu mix de produto, as peças são perfeitas para destacar sua vitrine ou ser fotografada para campanha, afinal, ela pode mostrar o estilo e valores da marca.

 

Ao criar seu mix de moda, leve em consideração a margem de lucro praticada em cada categoria. Lembre-se de analisar seu estoque, a temporada anterior ensina muito. Veja quais peças foram as mais vendidas, quais modelos e peças representam os desejos das suas clientes.

 

Para visualizar melhor seu mix de moda, crie uma tabela com as 3 categorias e encaixe as peças garimpadas para seu mix de acessórios do momento. Conforme você faz suas reposições, pode alterar os modelos de peças, porém manter o mesmo estilo. Assim, tem novidades que atendem as tendências de moda, estilo da marca e faturamento garantido.

 

Quer saber mais sobre mix de produto, mix de moda ou tendências da temporada para o segmento de acessórios? Entre em contato para que eu possa saber se há interesse nessas pautas para compartilhar com vocês.

 

Saber das principais tendências do setor antes que a concorrência é fundamental para sair na frente e, principalmente, apostar no mix de produtos certo para o seu negócio. O Clube Vitrinne é o ÚNICO clube de assinatura do mercado de semijoias e acessórios de moda no Brasil e vai te ajudar a prever aquilo que suas clientes mais vão desejar nas próximas temporadas. Para saber mais, clique AQUI

 

Texto: Maíra Thums 

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