22 Ago 2019• Por Equipe Vitrine da Joia

Gestão financeira de pequenos negócios

Gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos relacionados ao planejamento e controle das atividades financeiras da empresa, visando ter o máximo de lucro ou resultado com nossas atividades econômicas.

 

É bem comum misturar negócios com vida pessoal quando se administra algum tipo de negócio. O caixa para realizar o pagamento e o recebimento é um só, isso impede uma boa gestão financeira dos pequenos negócios.

Olhando para isso vamos colocar aqui nesse post a maneira correta de fazer seu fluxo de caixa. Para assim você analisar a falta ou a sobra de dinheiro no caixa.

 

O fluxo de caixa é uma ferramenta gerencial que controla as movimentações financeiras de uma empresa (entradas e saídas de valores) de um determinado período, pode ser diário, semanal, mensal, anual etc... é composto por dados de contas a pagar, contas a receber, vendas, despesas, saldo de aplicações e de todos as atividades que houver movimentações de recursos financeiros da empresa.

 

A sua utilidade, é possibilitar a identificação de sobras e faltas no caixa, dessa forma, a empresa poderá se planejar melhor para ações futuras ou para acompanhar seu desempenho.

 

Em uma empresa pode se considerar trabalhar com determinados períodos como foi dito acima, mas quanto menor o período de acompanhamento, mais eficiente será. Possibilitando maior ajuste das finanças em caso de falta ou sobra, por outro lado requer muito esforço, sendo assim teste e veja qual é o período de dias ideal para o seu negócio.

 

Na pratica

 

A implementação do relatório do fluxo é uma tarefa fácil, entretanto, requer um fluxo de caixa que os dados sejam confiáveis e constantemente atualizados, dessa forma terá utilidade. É importante manter um controle efetivo das finanças da empresa. Por isso, toda e qualquer movimentação de recursos da empresa deve ser inserido em seus dados. Abaixo vamos deixar um vídeo do Sebrae com uma ferramenta muito boa para fazer de maneira correta esse fluxo de caixa.

 

 

Abaixo está o link das ferramentas

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/programas/ferramentas-diario-de-caixa-e-controle-do-fluxo-de-caixa,e06ec49ae4af3610VgnVCM1000004c00210aRCRD

 

Fonte:Sebrae 

Comentários via Facebook

Comentários

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).



Assine nossa newsletter

Últimas do Instagram